No momento da negociação de um contrato de aluguel, é normal que haja aquela ansiedade para fechar o negócio. Mas sempre é válido ressaltar sobre a importância de ter atenção para não cometer alguns erros.
O primeiro passo, para evitar erros no contrato de locação é certificar de que tudo o que foi combinado, esteja redigido no contrato, inclusive aquelas exigências que você propôs no momento durante o processo de locação.
Listamos aqui alguns erros que podem ser fatais. Então continue lendo.
Não estabelecer vigência
Não fixar uma data de vigência para o contrato de aluguel é um erro. Esse termo pode ser definido por qualquer prazo, desde que acima de 90 dias, para não ser considerado como contrato de temporada ou de curta estadia.
Estipular esse período é importante para que não haja rescisão do contrato antes do tempo estipulado e gerar uma possível multa rescisória.
Normalmente as imobiliárias definem contratos de 12 a 36 meses.
LEIA MAIS: Anuncie seu imóvel com a Sefrin e venda ou alugue mais rápido
Não descrever as formas de pagamento
Um erro bastante grosseiro é não prever os gastos e as formas de pagamento do aluguel. Mesmo não sendo uma compra, o aluguel também é um item a mais no orçamento do locatário. Por isso, é fundamental que o inquilino, ao alugar um imóvel em Cacoal, descreva os valores em numeral e por extenso, para não abrir margem para debates futuros.
Não ser claro ao redigir o contrato
Redigir ou assinar um contrato que não tem suas cláusulas claras, ou seja, não tem uma escrita de fácil compreensão, pode atrapalhar as vontades e expectativas de ambas as partes. Esse tipo de situação é algo que acontece com muita frequência, especialmente em negociações entre pessoas que não tem muita experiência no negócio e pegam modelos prontos da internet.
LEIA TAMBÉM: As responsabilidades do inquilino e proprietário na locação de imóveis
Não definir garantias
A Lei do Inquilinato prevê que todo contrato de locação de imóvel deve contar com algum tipo de garantia, de modo a assegurar o pagamento dos aluguéis. Essa é uma forma de proteger tanto o proprietário, inquilino, como a própria imobiliária.
O problema é quando se comete um erro na quantidade de garantias. Se, por um lado, um contrato sem nenhuma garantia é muito frágil, por outro, garantias demais não são permitidas para não gerar dupla garantia. Para evitar esse erro, deve-se escolher apenas um tipo de garantia para proteger as partes envolvidas como fiador, caução, título de capitalização ou seguro-fiança.
Conte com uma imobiliária especializada na locação
Ficou com mais alguma dúvida, sobre como não errar na elaboração de um contrato de locação? Venha conversar com a gente. Além de sermos credenciados na Associação Brasileira de Mercado Imobiliário (ABMI), temos uma equipe de profissionais que pode ajudá-lo a encontrar o inquilino ideal, além de uma equipe jurídica especializada que irá dar todo o suporte desde a negociação até a elaboração do contrato.
Locação é coisa séria. Conte com a Sefrin em Cacoal!
Estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas pelo WhatsApp (69) 3441-8998.