Sefrin Negócios Imobiliários

Apesar da crise causada pela pandemia iniciada em 2020, o mercado de loteamentos está em alta no Brasil. Enquanto muitos setores sofrem com perdas, a demanda para compra de terrenos aumentou 202% no Brasil somente em junho de 2020, quando comparado a junho de 2019 (dados da pesquisa realizada pelo portal Imovelweb). E em 2021 a busca continua grande. 

Por passarem mais tempo em casa, famílias estão priorizando morar em espaços maiores, com varanda e quintal. Por isso, os terrenos são excelentes opções para quem deseja construir uma casa ou sobrado mais amplo. Essa tendência deve seguir acelerada mediante a disputa dos bancos nas taxas de juros, que favorece todas as faixas e perfis de compradores, além da possibilidade do pagamento facilitado direto com a loteadora.

Outro ponto é que, por estarem mais tempo em casa, as pessoas estão reduzindo o tempo no trânsito em seus deslocamentos diários. Como consequência, passaram a se preocupar menos com imóveis localizados próximos aos grandes centros urbanos ou localizações extremamente disputadas, prezando por casas com quintal e outras comodidades, como contato com a natureza, ar puro e áreas de lazer.

Mas, com o avanço da vacinação em todo Brasil e a pandemia caminhando para seu segundo ano, será que comprar um lote em Cacoal ainda é um bom investimento em 2021? Neste artigo, respondemos esta e outras perguntas relacionadas ao tema, como:

 

  • Qual a diferença entre terreno e lote?
  • Quais as vantagens de comprar um lote em Cacoal e região?
  • Como comprar um lote com segurança?

 

Leia também: Conheça a Sefrin: imobiliária em Cacoal que trabalha com venda, aluguel e administração de imóveis

Qual a diferença entre terreno e lote?

Muitas pessoas ainda confundem e usam os termos como sinônimos, mas é importante esclarecer que lote e terrenos são coisas diferentes. Para simplificar a explicação, um lote é uma parte de um terreno, e o agrupamento de vários lotes forma uma quadra.

Um terreno, portanto, é um pedaço de terra, que pode estar em área urbana ou rural e pode ser comercializado por inteiro ou dividido em várias partes. Quando dividido, cada parte deste terreno se torna um lote.

Por serem a subdivisão de um terreno, os lotes costumam custar menos, facilitando a comercialização e aumentando as chances de retorno ao capital investido, tanto para a loteadora, construtora, incorporadora, como para os compradores.

Quais as vantagens de comprar um lote em Cacoal ou região?

Os lotes são procurados principalmente por quem deseja construir sua casa própria do jeito e no tempo que quiser e por investidores que compram para revender ou constroem imóveis para posteriormente comercializá-los.

Isso porque, o preço de um terreno depois de ter uma casa construída é bem maior. Outro ponto é que na medida em que o loteamento ou condomínio vai se consolidando com casas, o terreno também ganha valor.

Além destas, outras vantagens de comprar um lote em Cacoal são:

Lotes são mais baratos que imóveis prontos

O financiamento de um lote costuma ser mais fácil do que o de um imóvel em construção ou pronto para morar. Isso porque, o processo de contratação costuma ser menos burocrático e com juros menores. 

Além disso, um lote é um tipo de imóvel que tende a valorizar ao longo do tempo,  principalmente se ele estiver localizado em uma região com potencial de crescimento, e mais ainda após a construção de um imóvel na área.

Ao escolher uma boa localização em Cacoal e construir um imóvel que atenda às demandas de moradia na região, por exemplo, você garante que o terreno valorize ainda mais, pois com o tempo os espaços livres e os lotes disponíveis se tornam escassos, valorizando os imóveis já construídos ali.

Para quem não tem interesse em comercializar o imóvel posteriormente, há ainda a vantagem de construir o próprio lar e deixar de pagar aluguel no futuro ou garantir ganhos mensais com a locação.

Construa um imóvel do seu jeito

Ao comprar um lote em Cacoal, você tem a possibilidade de construir um imóvel no tempo em que precisar, de acordo com suas condições financeiras, e personalizá-lo do jeitinho que tanto sonha.  

Além disso, lotes normalmente estão localizados em regiões próximas, porém muito mais tranquilas que os grandes centros urbanos. São cidades e bairros, como Cacoal, que contam com amplas áreas verdes e oferecem contato com a natureza. Regiões muitas vezes pouco exploradas, mas com muito potencial de crescimento.

Considerando que a pandemia despertou o desejo de morar com mais espaço e conforto, essa é a escolha ideal. Afinal, você tem a possibilidade de construir uma casa com ambientes maiores, espaço para home office, quintal, jardim ou áreas de lazer. Garantindo, assim, mais saúde e bem estar para você e sua família.

Como comprar um lote com segurança em Cacoal?

Para comprar um lote com segurança, avalie, primeiramente, a região onde ele está localizado. A região que ele está localizado em Cacoal tem potencial de crescimento? A infraestrutura de comércios e serviços na região atende às suas necessidades?

Confira também o zoneamento da região. O zoneamento divide a cidade em áreas e determina o que pode ser construído em cada uma delas: só residências, prédios, comércio, indústria ou zonas mistas? 

Outro fator importante é verificar se não há nenhum problema com a documentação do imóvel. Para isso, exija do comprador a certidão de propriedade do terreno atualizada, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, para saber se a situação do lote está regular.

Enfim, há muitos detalhes a serem analisados. Por isso, para comprar um lote com segurança, o ideal é contar com o auxílio de uma imobiliária com expertise em lotes e terrenos em Cacoal e região.

Uma boa imobiliária é aquela que oferece apoio necessário para que o seu negócio não tenha obstáculos e problemas. Sem a ajuda de especialistas, o risco de alguma das partes ter prejuízo aumenta muito. Uma imobiliária competente também faz uma seleção prévia com opções de terrenos, consegue valores mais acessíveis, contratos flexíveis e cuida de todo relacionamento entre o cliente e proprietário.

Com a Sefrin você encontra lotes para construir sua empresa ou morar bem em Cacoal e região

Atuamos desde 2000 no mercado imobiliário Cacoalense. Somos uma imobiliária com tradição e um time de consultores especialistas no mercado imobiliário da cidade e da região. 

Prestamos auxílio completo a você ao longo de toda negociação de compra de terreno em Cacoal e estamos aqui para te ajudar com as melhores condições de compra.

Clique aqui e confira aqui nossas opções de terrenos e lotes à venda em Cacoal e região!

Também estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas pelo WhatsApp (69) 3441-8998.