Se você está se programando para financiar um imóvel, saiba que existe um meio de aumentar a sua margem e conseguir o valor que tanto precisa: a famosa composição de renda para financiamento imobiliário.
Sefrin Negócios Imobiliários

Se você está se programando para financiar um imóvel, sabia que existe um meio de aumentar a sua margem e conseguir o valor que tanto precisa? Pois bem, estamos falando da famosa composição de renda para financiamento imobiliário, uma prática muito comum, para quem deseja conquistar a casa própria, mas não tem o orçamento necessário.

O que de fato é a composição de renda para financiamento?

A composição de renda para financiamento imobiliário pode ser definida como a junção da renda de dois ou mais compradores para conseguir adquirir um bem de maior valor. Ou seja, na hora de definir o valor máximo da parcela, que não pode ultrapassar a margem de 30% da renda mensal do comprador, respeitando a Lei do Comprometimento de Renda, a instituição financeira soma os rendimentos de todos os participantes da compra.

Os benefícios dessa prática vão desde o aumento do valor financiado, à maior facilidade na hora da aprovação do crédito.

LEIA MAIS: Redução da taxa de juros da Caixa Econômica Federal

Quem pode compor a renda para um financiamento?

Antes de qualquer coisa, cada tipo de financiamento possui regras específicas. Portanto, é fundamental conferir todos os detalhes com a instituição financeira escolhida. Além disso, é importante lembrar que todos participantes do financiamento passam pelo mesmo processo de documentação e análise de crédito.

Para conseguir um financiamento, é normal que a pessoa tenha que apresentar um bom histórico de pagamento. Ao compor a renda, todos os participantes devem ter o chamado ‘nome limpo’. Contas atrasadas, dívidas não quitadas, estar com o nome sujo ou ser inadimplente podem impedir a aprovação de crédito.

Mas de maneira geral, qualquer pessoa pode participar. Isso quer dizer que você pode compor a sua renda com familiares, namorado ou até com um amigo. Entretanto, há bancos que limitam a participação apenas para sogras, genros, cunhados e assim por diante.

A idade dos participantes da composição influencia?

Sim! A idade de cada proponente é um fator que impacta diretamente na aprovação da composição de renda e deve ser avaliada rigorosamente antes que sejam definidos os participantes. Para definir o prazo máximo do financiamento, será levada em consideração a idade do participante mais velho, já que existe uma idade máxima para que alguém tenha um financiamento imobiliário ativo no país.

LEIA TAMBÉM: Com crescimento recorde de 35%, este é o momento para investir no mercado imobiliário

Quais os principais cuidados na composição de renda?

Existem alguns aspectos que devem ser considerados na composição de renda para financiamento e merecem todo cuidado e atenção.

Um deles é que vale lembrar que cada participante se torna proprietário do imóvel, ou seja, é preciso que haja harmonia para evitar futuros desentendimentos.

Outro ponto importante está relacionado à possibilidade de um dos participantes se tornar inadimplente. Nesse caso, o imóvel pode ser objeto de penhora e cada proponente terá o percentual de sua renda que foi utilizado na composição comprometida para a compra de um novo imóvel por meio de financiamento.

Estou pronto para comprar um imóvel!

Certo! Agora que ficou claro sobre o que é e como funciona a composição de renda, o próximo passo é garantir que uma equipe focada e especializada encontre o imóvel ideal para você e sua família. E para isso, nós da Sefrin podemos te ajudar. Venha falar com nossos consultores especialistas. Será um prazer te ajudar a realizar o seu sonho!

Estamos disponíveis pelo Site, Facebook, Instagram e WhatsApp (69) 3441-8998.