Morar sozinho é o plano de muitos jovens e adultos, mas é preciso se organizar para que isso se torne uma realidade sustentável financeiramente. Por isso, listamos algumas informações e dicas sobre como você pode se preparar para morar sozinho sem se arrepender da sua escolha. Então, continue lendo!
Qual o imóvel ideal para quem deseja morar sozinho?
Para escolher o imóvel ideal, é preciso considerar quais serão as suas principais necessidades. Nesse momento, você pode fazer uma lista de quais são as suas prioridades no momento da escolha.
Apartamentos menores – como as kitnets e studios vem sendo ótimas opções de imóvel para quem busca a experiência de morar sozinho. As metragens podem variar de 30m² a 60m² e podem representar economia, facilidade na manutenção e limpeza.
LEIA TAMBÉM: Quais são as opções de apartamentos ideais para quem quer morar sozinho?
Qual a idade ideal para poder morar sozinho?
A resposta para esta pergunta é bem simples: não existe uma idade exata para morar sozinho. No entanto, é muito importante entender que morar sozinho representa assumir responsabilidades e, por esse motivo, se você está saindo de casa ou vai morar sozinho pela primeira vez após ter dividido a moradia com alguém, saiba que o essencial é se planejar.
Quais são as responsabilidades de morar sozinho?
Antes de se mudar e morar sozinho, é essencial entender como se organizar melhor, planejar-se financeiramente e bancar suas próprias contas com disciplina. Isso porque, além dos gastos comuns, como supermercado, taxa de condomínio, contas de água, luz e gás, IPTU, é preciso se preparar para possíveis imprevistos, pois você precisará arcar com todas as responsabilidades.
Mas apesar dos desafios, este não precisa ser um processo doloroso, complicado e solitário. Cuidar do seu próprio lar, assumir essas responsabilidades e desenvolver um relacionamento saudável consigo mesmo é uma oportunidade única!
LEIA MAIS: Vai estudar em Cacoal? Não é trote! Temos o imóvel ideal para você
E como se planejar para morar sozinho?
Se para 2023 o teu objetivo é morar sozinho, a primeira dica é: como se planejar para isso? Sem dúvida, o primeiro passo é pensar nas suas necessidades e prioridades. A partir de então faça um check-list, baseado em planejamento e organização para entender se você está apto a morar sozinho e rumar a esta nova etapa da vida. Veja seis dicas do que considerar neste check-list:
- Se planeje para lidar com o imprevisível, pensando nas dificuldades;
- Guarde uma quantia de dinheiro para uma reserva de emergência;
- Anote todas as suas despesas baseadas nas suas prioridades, como IPTU, conta de água, de luz etc;
- Registre quais são as suas contas fixas e variáveis;
- Crie metas reais para atingir suas necessidades, como comprar um apartamento em tal localização, dentro do seu orçamento;
- Pesquise as regiões onde você deseja morar e compare os valores com as suas metas e despesas
Benefícios de morar sozinho
Não se engane! Morar sozinho não trará apenas desafios e obstáculos a serem ultrapassados. Essa decisão te proporcionará inúmeros benefícios também. Você terá mais autonomia, aproveitará mais a sua própria companhia e poderá estabelecer seus próprios horários, deixando-os mais flexíveis, além de ter todo um ambiente com uma decoração 100% a seu gosto.
Quero morar sozinho. Como achar o imóvel ideal em Cacoal?
Ótimo! Agora que você sabe os desafios, mas também os benefícios de morar sozinho, o primeiro passo é contar com uma equipe que possa trabalhar por você, para achar o imóvel ideal e que caiba dentro do seu orçamento. Então venha conversar com um dos especialistas no mercado imobiliário de Cacoal, da Sefrin Imobiliária. Aproveite, também estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas pelo site, Facebook, Instagram ou WhatsApp (69) 3441-8998.