A Receita Federal prorrogou para 31 de maio deste ano o prazo para declaração do imposto de renda referente ao ano de 2021. Mas você sabe como declarar imóvel no imposto de renda?
Vamos lá! Se você comprou, vendeu, doou ou herdou um imóvel em 2021, precisa informar à entidade fiscalizadora mesmo se o imóvel ainda não estiver quitado. Mas antes de qualquer coisa você precisa saber o que de fato é o imposto de renda.
O que é Imposto de Renda?
Trata-se do tributo mais famoso do país. E com certeza você já prestou, ou ainda vai prestar contas a ele. Ele é um imposto federal sobre a sua renda (o quanto você ganha), acompanha a sua evolução patrimonial e se divide na seguinte estrutura:
IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física: incide sobre as rendas pessoais dos contribuintes que recebem fontes no Brasil.
IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica: incide sobre as empresas brasileiras.
Qual o prazo para declaração do Imposto de Renda em 2022?
Como falamos no início do texto, o prazo neste ano de 2022 foi prorrogado e agora é dia 31 de maio. Por isso vale lembrar que quem enviar o documento após esse prazo, deverá pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Como declarar meu imóvel no Imposto de Renda?
Se você adquiriu um imóvel até o dia 31 de dezembro de 2021, ele precisa ser declarado na seção “Bens e Direitos” do imposto de renda, usando o código adequado para cada tipo de propriedade. (11 – para apartamento; 12 – para casa e 13 – para terreno).
Nesta etapa, alguns fatores são importantes e precisam da sua atenção, como a discriminação se você adquiriu o imóvel à vista ou financiado, se foi comprado por dois ou mais proprietários e se foi pelo modelo de consórcio.
Agora, se você vendeu um imóvel neste mesmo período, antes mesmo de fazer a declaração do Imposto de Renda, você vai precisar usar o Programa de Ganhos de Capital (GCap), disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal. É com ele que você irá calcular o imposto obtido sobre o lucro na venda de um imóvel e, consequentemente, importar esses dados para a declaração de Imposto de Renda.
Da mesma forma, você precisará discriminar se a venda foi à vista ou financiada, assim como se foi um ou mais proprietários responsáveis pela venda.
Além desses fatores, você também precisará declarar à Receita Federal os casos de doação de imóveis e de imóveis herdados.
E aí, gostou do conteúdo e das nossas dicas? Tem mais alguma dúvida sobre como declarar seu imóvel no imposto de renda em Cacoal? Venha conversar com a gente. Também estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas pelo WhatsApp (69) 3441-8998.