Que o reajuste do valor do aluguel é um tema temido pela maioria dos inquilinos, todos nós sabemos. Mas para te deixar mais tranquilo e preparado, separamos este artigo que vai te explicar tudo o que você precisa saber, desde os prazos e como funciona esse cálculo. Então continue lendo!
Quando é que ocorre o reajuste do aluguel?
Se você é inquilino de “primeira viagem”, essa informação é importante: o valor do aluguel geralmente é reajustado após um ano de contrato e não no início de cada ano. De qualquer forma, é fundamental analisar com cuidado todas as informações sobre este assunto no contrato do seu aluguel, já que o prazo de reajuste pode variar, mas a mudança não será em um mês padrão para todos.
Outro ponto que requer atenção é que esse reajuste é feito apenas no valor do aluguel. Outras taxas como condomínio e IPTU, por exemplo, são calculadas separadamente, pela assembleia dos moradores e pela Prefeitura da cidade, respectivamente.
LEIA MAIS: Riscos de alugar um imóvel direto com o proprietário
Como é calculado esse reajuste?
Geralmente, o cálculo se baseia de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Esta é uma das taxas mais usadas para calcular o valor do aluguel. Seu resultado é feito com base numa média aritmética ponderada entre outros três índices de preços usados no mercado, em porcentagens diferentes: índice de preços ao produto amplo, índice de preços ao consumidor e índice nacional de custo de construção.
Com isso, em uma simulação do IGP-M de 6% no mês em que ocorrer o reajuste, é só pegar o valor do seu aluguel e multiplicá-lo. Por exemplo: aluguel de R$ 800 x 6% = R$ 848,00. Este será o novo valor por mais 12 meses.
LEIA TAMBÉM: Quem é responsável pelo IPTU de um imóvel alugado?
O valor do aluguel pode diminuir?
Como o índice sofre variações ao longo dos meses e isso ocorre por conta de uma série de motivos ligados ao mercado imobiliário, não é incomum que esse valor mensal seja negativo. Mas veja bem, isso não significa que o aluguel vai abaixar de preço!
O certo é conferir o contrato mais de uma vez. Existem cláusulas que especificam esse tipo de caso e congelam o valor do aluguel para índices abaixo de 0.
Um dos motivos para essa cláusula existir está no entendimento que proprietário do imóvel locado também tem o seu planejamento financeiro, contando com esse valor fixo ao longo dos meses.
Não fique com dúvidas. Venha conversar com um dos nossos especialistas. Somos credenciados na Associação Brasileira de Mercado Imobiliário (ABMI), o que nos faz estar por dentro das principais tendências do setor. Além disso, temos uma equipe de profissionais especializados que pode ajudá-lo no que for preciso.
Também estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas pelo site, Facebook, Instagram e WhatsApp (69) 3441-8998